Proença-a-Nova é hoje um concelho herdeiro da resiliência que nos impulsiona a construir um futuro inclusivo, fiel à nossa matriz identitária que vive da ligação à terra, dos laços da comunidade e das suas tradições, saberes e sabedoria.
Os recursos
Temos uma riqueza ímpar na floresta que ocupa a maior percentagem do nosso território, seculares oliveiras que produzem o ouro da terra, abelhas que extraem pólen da enorme variedade de flores que pintam os nossos campos, rebanhos de cabras que dão a matéria-prima para se fazer o queijo cabreiro com sabor autêntico, enchidos, vinho, aguardente, compotas e muitos outros produtos fiéis depositários de saber acumulado ao longo de gerações.
O turismo
Somos paisagens deslumbrantes, praias fluviais de águas límpidas, vestígios arqueológicos que revelam uma história rica que continua escrita na paisagem, aldeias típicas que retêm o tempo nas pedras de xisto e pessoas que cumprimentam amigos e desconhecidos com um genuíno bom dia. Temos museus com obras de artistas da terra e com objetos que contam a forma de viver de outras épocas, um centro de ciência viva da floresta que convida à experiência como forma de conhecimento.
O investimento
Vemos dinamismo no nosso tecido empresarial, naqueles que, com visão, estão a alavancar os nossos recursos autóctones, aliando tradição e modernidade, para os comercializar no país e estrangeiro. Vemos que surgem novos alojamentos locais para possibilitar que mais turistas nos escolham como destino de férias. Ou como local de trabalho. Enquanto Município, temos apoiado a instalação de novas empresas com o objetivo último de fixar pessoas, dinamizando outros sectores de atividade como o mercado de arrendamento e a regeneração urbana.
Podemos chegar ainda mais longe!
A Diáspora Proencense está presente em todos os continentes e os nossos emigrantes, que fazem questão de manter laços afetivos com as suas raízes, estão completamente integrados nas comunidades que os acolheram e podem, em muitos casos, contribuir para levar o nome de Proença-a-Nova mais longe. Tornando-se agentes económicos do território. Promovendo os nossos produtos e produtores. Divulgando o nosso concelho como destino de férias. Investindo no seu concelho de origem.
Construindo pontes de contacto entre Proença-a-Nova e os seus emigrantes podemos, em conjunto, estudar possibilidades de cooperação. E ficar a saber quantos somos e onde estamos: com o registo na plataforma, acedemos a mapa interativo que apresenta visualmente a diáspora proencense.
Queremos também ser um interlocutor privilegiado para os nossos emigrantes e, através do Gabinete de Apoio ao Emigrante que será criado em breve, disponibilizaremos um conjunto de serviços com o objetivo de auxiliar na resolução de problemas que possam surgir em resultado da opção de viver noutro país.
Um futuro sustentável
A sustentabilidade do concelho de Proença-a-Nova também passa por sabermos unir esforços, criando redes de colaboração e cooperação que serão sempre mais fortes quando existirem laços afetivos. E sabemos como a vivência da nossa terra se entranha na pele e como a ligação à nossa casa se mantém apesar da distância. Somos todos Proença-a-Nova e juntos construímos mais.
Registe-se na plataforma e tenha acesso a todas as valências e informações.
Contactos:
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telefone: 274 673 175
Morada:
Casa das Associações
Largo Pedro da Fonseca
6150-518 Proença-a-Nova